Tipos de Cardápio de Buffet

detalhes da apresentação - Buffet Santa Cruz

Quando estamos planejando nosso evento, uma de nossas primeiras preocupações deve ser o cardápio que será servido. A comida, mais do que simplesmente satisfazer nossos convidados, deve ajudar a criar o clima de acordo com o evento. Desde um aniversário mais informal até um casamento mais sofisticado, é importante que a comida servida seja pensada e planejada, para agradar até os paladares mais exigentes. Um cardápio mal planejado ou uma comida mal feita, pode acabar em poucos minutos com uma festa que fora planejada nos mínimos detalhes por meses!

Veja abaixo algumas opções de cardápios e suas melhores formas de uso:

Brunch

Geralmente usado em casamentos e eventos mais informais, o brunch (uma mistura de café da manhã com almoço, em inglês) cai muito bem aos domingos pela manhã, em lugares repletos de natureza, espaços externos, gramados e decoração com muitas flores. Também pode ser servido em um salão, desde que a decoração acompanhe esse clima mais informal e natural. É uma ótima ideia para eventos com poucos convidados, onde se quer criar um clima de harmonia.

Para comer: Pães variados, patês, geleias, frios (várias opções de queijos, presunto, peito de peru etc.), sanduíches de mini pão francês ou mesmo lanches de metro feito de frios e saladas, tortas salgadas e doces, mousses, salada de frutas e diversas frutas frescas (de preferência as da estação). As frutas merecem uma atenção especial: devem ser servidas já lavadas e fatiadas, prontas para serem apreciadas.

Para beber: chás, café, sucos, refrigerantes, drinques de frutas e champanhes. Evite frituras e bebidas alcoólicas mais fortes, como whiky.

Almoço

Um pouco mais formal que o brunch, um almoço também não precisa de um nível muito alto de sofisticação. Para eventos que aconteçam próximo à hora do almoço. Também muito usado em casamentos, aniversários ou eventos ao ar livre, se difere do brunch principalmente apenas pela comida que é servida.

Para comer: No almoço, os pratos não precisam ser muito requintados. Aqui o cardápio se divide em entrada (que pode ser formada por uma salada, um legume cozido ou refogado, um caldo, carpaccio entre outras opções), 2 ou 3 opções de prato principal (por exemplo: um peixe, uma carne e uma massa, com seus devidos acompanhamentos) e a sobremesa. É interessante ornar os pratos. Se o almoço vai ser italiano, por exemplo, é interessante que a entrada e a sobremesa também o sejam.

Para beber: Cerveja, vinho, champanhe, drinques em geral, refrigerantes e sucos.

Jantares

Os jantares geralmente possuem mais formalidade e, por isso mesmo, exigem mais sofisticação, tanto na decoração do ambiente – geralmente interno, como salões de buffet, clubes, hotéis e espaços de evento – quanto na escolha da comida que será servida. Geralmente acontecem à noite, após as 19h.

Para comer: Assim como no almoço, o jantar também se divide entre entrada, prato principal e sobremesa, podendo ser ou não antecedido por um coquetel. A principal diferença é a sofisticação dos pratos.

Para beber: O jantar permite todo tipo de bebida. De cerveja a whisky, coquetéis com ou sem álcool, drinques, champanhe, sucos e refrigerantes.

Coquetel

Os coquetéis podem anteceder almoços e jantares, como também podem ser o principal da festa. Quando servido sozinho, torna o evento um pouco mais informal que um jantar, mas ainda sofisticado, devendo ser servido principalmente em ambiente interno (aqui, as regras podem ser quebradas, desde que haja um certo cuidado na escolha do que será servido). Diferente dos almoços e jantares, não é necessário que haja lugares para todos se sentarem e pode ser uma excelente opção para festas e eventos que ocorram a tarde ou no começo da noite.

Para comer: Basicamente finger-foods – comidas servidas em pequenas porções que podem ser apreciadas com a mão, sem a necessidade de mesas, pratos e talheres. A variação é muito grande, dependendo da sofisticação do evento. Para algo mais informal, como uma festa infantil, salgadinhos costumam ser muito bem vindos. Já num casamento, em um debute e em eventos formais, o ideal é que sejam servidos finger-foods mais sofisticados.

Para beber: Assim como no jantar, o cardápio de bebidas é mais aberto, permitindo todo tipo de bebida.

Churrasco

Atualmente, muitas pessoas têm optado por casamentos, aniversários e eventos informais e despojados, pois o ambiente fica mais descontraído e alegre. Nesses casos, o churrasco pode ser uma boa opção.

Para comer: além de carnes mais tradicionais de churrasco, como picanha, frango, linguiça etc, o serviço deve acompanhar petiscos variados, frios e pães. Muito importante também que haja uma boa variedade de saladas e guarnições.

Para beber: as bebidas podem variar de cerveja, refrigerantes, sucos e drinques com frutas.

Conheça nossos cardápios!

Endereço:
Rua Santa Cruz, 325 - Santa Cruz
CEP 13800-452 - Mogi Mirim-SP
Telefone: (19) 3022 2929
Newsletter

Assine nosso informativo e receba as novidades em seu e-mail:



© Buffet Santa Cruz 2011. Todos os direitos reservados.